A obra de implantação de Vias Marginais na Rodovia Castello Branco, em Barueri/SP, inovou ao adquirir um biodigestor – equipamento que converte os resíduos orgânicos, como restos de comida, vegetais e esterco de animais de estimação, em biogás e biofertilizante.
Desde outubro do ano passado, as sobras de alimentos geradas no refeitório da obra são destinadas ao equipamento. Pouco mais de um mês após a sua implantação já foi possível obter biogás – produto que está sendo utilizado no laboratório da obra para realização de ensaios do solo.
Segundo o técnico controlador de meio ambiente e idealizador da iniciativa, Denison Iuri, a ideia do biodigestor está alinhada com o que a ECB | Grupo Mota-Engil e a sociedade como um todo buscam: ser ambientalmente responsável e eliminar os resíduos que seriam destinados a aterros sanitários: “Reduzimos as emissões dos gases do efeito estufa e promovemos educação ambiental para nossos colaboradores por meio do biodigestor. A expectativa é que mais de 10 kg de resíduos sejam inseridos, por dia. no sistema para tratamento”, comentou.
Outra ideia é que os biofertilizantes gerados por meio do equipamento sejam destinados à horta comunitária de Barueri, onde a obra está inserida.