Blusas e calças que compõem o nosso uniforme estão sendo transformadas em diversos produtos como tapetes, colchas de retalho, mochilas, nécessaires, aventais, porta-lápis e porta-moedas.
Mais um projeto sustentável passa a integrar o calendário de ações de Responsabilidade Social da ECB | Mota-Engil. Trata-se do Revestir – um projeto de reaproveitamento de uniformes da empresa com o objetivo de gerar renda para mulheres empreendedoras e reduzir os resíduos eliminados.
A primeira edição do Revestir transformou 344 uniformes que seriam descartados em 291 produtos, desde bolsas e aventais a nécessaires e mochilas. A criatividade e o trabalho de corte e costura ficou por conta de um coletivo de artesãs, conhecido como Ateliê Recanto da Arte, que trabalha ressignificando resíduos têxteis, em Barão de Cocais/MG, local onde está localizada uma de nossas obras.

A coordenadora de Produção Artesanal do coletivo, Cirlene Aparecida Oliveira, explica como é feito o processo: “Inicialmente, os uniformes recebidos passam por uma triagem e, em seguida, por um processo de higienização. As peças são descosturadas para ter um melhor aproveitamento do tecido. As partes que estiverem mais desgastadas viram tapetes, mas tudo pode ser reaproveitado”, contou.
Após a confecção, os novos produtos são adquiridos pela ECB | Mota-Engil para presentear colaboradores que tiverem sido destaques em ações promovidas pela empresa. Este é mais um projeto sustentável, circular e que possibilita a geração de renda, especialmente, entre mulheres, nas comunidades onde estamos inseridos.