Bolsas de viagem, sacolas com alças, carteiras, nécessaires, estojos de lápis e canetas. Estes são alguns dos materiais produzidos tendo como matéria-prima banners de lona e faixas de vinil utilizados em ações da ECB | Grupo Mota-Engil.
Esta é a segunda edição do Projeto Ecobanner. No total, 52 m2 de vinil e lona foram transformados em 246 produtos diferentes, por meio da reciclagem. Contamos com o apoio de um grupo de mulheres empreendedoras, que trabalham ressignificando resíduos têxteis, em Barão de Cocais, local onde está localizada uma de nossas obras.
Este coletivo de artesãs e costureiras, conhecido como Ateliê Recanto da Arte, está alinhado com a economia circular e a sustentabilidade. “O ateliê já existe há 5 anos e utilizamos um maquinário industrial e toda nossa criatividade para criar peças personalizadas. Já participamos de muitas feiras de artesanato e com o tempo criamos nosso próprio coletivo.
Quando a demanda aumenta muito, temos outras costureiras da região que nos ajudam”, comentou a coordenadora financeira do grupo, Tatiana Divina Silva. Após a confecção, os novos produtos são adquiridos pela ECB | Mota-Engil para presentear colaboradores que tiverem sido destaque em ações promovidas pela empresa. O projeto contribui com nossa política de gestão de resíduos e possibilita a geração de renda nas comunidades em que atuamos, em especial entre mulheres.
As artesãs responsáveis pela transformação dos banners em novos produtos e a nossa Encarregada de Pessoal, Paula Gontijo
Não descarte banners, seja nos projetos seja nos escritórios. Entregue o material gráfico que estiver inutilizado para o RH Local. A matéria-prima será transformada em novos produtos.