Compliance

Programa de Compliance

O legado da ECB | Grupo Mota-Engil é marcado por uma cultura de ética, inovação, empreendedorismo e crescimento, numa procura permanente de novos horizontes para desenvolver e expandir as suas áreas de negócio.

A Empresa Construtora Brasil SA | Grupo Mota-Engil possui um robusto Programa de Compliance, estruturado através do mapeamento de riscos, o qual estabelece regras, procedimentos, políticas e controles que visam prevenir, detectar e remediar desvios de condutas e atos lesivos praticados contra a empresa, relacionados a fraudes, lavagem de dinheiro, conflitos de interesses, violação à defesa da concorrência, atos de corrupção e suborno nas suas relações com terceiros, sejam do setor público ou privado, tudo em conformidade com as melhores práticas de governança e a legislação vigente, em especial a Lei nº 12.846/13, decreto nº 11.129/22, Foreign Corrupt Pratices Act, UK Bribery Act, orientações da CGU, NBR ISO 37001 e NBR ISSO 37301.

O Programa foi construído com o propósito de fomentar e manter uma cultura de integridade na companhia, e compreende políticas e procedimentos relacionados a conflitos de interesses, comunicação de irregularidades, discriminação e assédio, concorrência leal, due diligence de terceiros, conduta ética, doações e patrocínios, brindes, presentes e hospitalidades, lavagem de dinheiro e financiamento ao terrorismo, corrupção e suborno, etc.

O Programa de Compliance da ECB | Grupo Mota-Engil tem por objetivo:

Cumprir com as obrigações estabelecidas pela legislações vigentes.

Prevenir danos financeiros e reputacionais.

Prevenir e combater a corrupção, suborno e demais práticas ilícitas.

Proteger a reputação e fortalecer a cultura de integridade da empresa.

Obter maior confiança dos diversos stakeholders.

Contribuir para um ambiente de negócios mais ético, transparente e sustentável.

Código de Ética e Conduta Empresarial

A ética empresarial da ECB | Grupo Mota-Engil baseia-se no cumprimento de critérios que promovam os valores, a cultura, o seu modelo de gestão, e o respeito pelos indivíduos e pelos seus direitos.

O Código de Ética e Conduta Empresarial tem por objetivo definir os princípios e regras, de natureza ética e empresarial, que orientam os colaboradores e terceiros, e constituem a base de comportamento que o nosso Grupo exige, consagrando a Missão, os Valores e a Visão que integram a cultura empresarial do Grupo.

Código de Ética e Conduta Empresarial do Fornecedor

Qualidade dos serviços, respeito ao meio ambiente, responsabilidade social, integridade, segurança e saúde no trabalho sempre fizeram parte do plano de gestão estratégica da ECB | Grupo Mota-Engil. E, como parte do nosso compromisso em influenciar positivamente os nossos parceiros e fomentar um ambiente sadio nas relações comerciais, criamos o presente Código de Ética e Conduta do Fornecedor.

Reforçamos a importância dos terceiros, em caso de subcontratações e parcerias, zelarem pela integridade de seus parceiros comerciais, de modo a identificar quaisquer desvios de conduta em relação aos princípios e valores deste Código.

No âmbito de qualquer relação de negócios com a ECB | Grupo Mota-Engil, não é tolerado qualquer conduta e/ou comportamento que estejam desalinhados com os valores adotados pelo Grupo.

Política Anticorrupção e Suborno

A ECB | Grupo Mota-Engil adotou uma política de tolerância zero em relação à corrupção e ao suborno, lavagem de dinheiro e financiamento ao terrorismo, e proíbe a ocorrência desses atos em qualquer forma, seja diretamente ou através de terceiros, em qualquer lugar onde exerce suas atividades. A empresa reconhece que a sua reputação em termos de integridade é um dos bens mais valiosos e que a corrupção é uma ameaça para os seus negócios e para os seus valores.

A ECB | Grupo Mota-Engil está empenhada em realizar todos os negócios e parcerias com integridade e profissionalismo, de forma justa e honesta, cumprindo com toda a legislação aplicável. Nesse sentido, a empresa desenvolveu essa Política para direcionar o comportamento dos seus colaboradores e parceiros no relacionamento com o Poder público e privado.

Canal de Denúncias

O Canal de Denúncias representa o meio exclusivo e confidencial, disponibilizado pela ECB para a comunicação segura e sigilosa de irregularidades ou práticas não conformes com uma atuação Íntegra, ética e transparente, traduzida no nosso Código de Ética e Conduta Empresarial e suportada pelas nossas normas internas e legislação vigente, em especial a Lei Anticorrupção, Lei nº 12.846/13.

O relato poderá ser efetuado de forma anônima ou identificada por qualquer pessoa. Optando por se identificar, você terá sua identidade preservada e garantida a não retaliação.

Conheça o fluxo do nosso processo de registro, tratamento e apuração das denúncias:

Para realizar uma denúncia, acesse o Canal de Denúncias ao final desta página ou clique aqui

Privacidade e Proteção de Dados

Somos uma empresa que respeita a inviolabilidade da intimidade, da honra e da imagem. Por isso, temos o compromisso de garantir a privacidade, proteção dos dados pessoais e segurança das informações, em conformidade com a legislação vigente e o nosso Código de Conduta Ética.

Em caso de qualquer dúvida sobre a nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados, entre em contato conosco:

DPO (Data Protection Officer): Dayane Oliveira de Souza

E-mail: dpo@ecbsa.com.br

Por meio desse e-mail, você também poderá exercer os seus direitos ou esclarecer dúvidas pertinentes ao tratamento dos seus dados pessoais.

A ECB é associada ao Instituto Ethos e signatária do Pacto Empresarial pela Integridade e contra a Corrupção, documento que formaliza as boas práticas empresariais que devem ser seguidas pelas empresas para promover um mercado mais íntegro e ético e erradicar o suborno e a corrupção.

Cookies e privacidade

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