Maio foi um mês marcado pela conscientização dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes na ECB | Grupo Mota-Engil. A empresa é signatária do Pacto Empresarial Contra a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes (ESCA) e participa do Programa Na Mão Certa, da Childhood Brasil, comprometendo-se publicamente a atuar nessa causa.
Entre as ações realizadas durante o mês, destaca-se a mobilização de colaboradores por meio dos nossos Diálogos Diários de Segurança, conhecidos como DDS. A importância da proteção as crianças e adolescentes foi abordada, ressaltando o papel fundamental de cada um no combate da ESCA, sobretudo denunciando situações de violação de direitos.
Já no dia 18 de maio (Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes) foi feita a exibição do filme “Eu tenho uma voz”, em nossas obras. O curta-metragem conta a história de uma menina que sofreu abuso sexual na infância. Após a atividade, foi frisado que esta data é uma oportunidade para todos refletirem sobre este tipo de violência que afeta o desenvolvimento psicológico, social e emocional de milhares de meninas e meninos do nosso país. A novidade deste ano foi a dinâmica do mito/verdade com conceitos da campanha para deixar todos nossos colaboradores bem informados sobre o tema.
Outra ação de conscientização foi feita em conjunto com o Conselho Tutelar, do município de Antônio Dias. Nos arredores da obra de duplicação da BR-381/Norte foram distribuídos panfletos para a população e motoristas. A Proteção da Infância e Adolescência é um dos pilares do Programa do Bem: programa de Incentivo Social e estímulo à ação cidadã da ECB | Grupo Mota-Engil. Paralelo às campanhas da Childhood Brasil, a empresa desenvolve junto aos seus colaboradores diversas ações de conscientização e prevenção dessa grave violação, ao longo de todo o ano.