Fundação da ECB, comandada por Raphael Rezende, Edmundo Rezende e os sócios Jenny Kretsch e Philipp Lohbauer, a ECB realiza obras civis em Londrina/PR e região. Em 30 de novembro de 1945 a empresa é oficialmente registrada.
História
1945
1952-1956
Primeiro grande salto. A 1ª obra de construção pesada: Aeroporto de Londrina/PR. José Lúcio e Edmundo respondem pela expansão inicial da empresa. Outros irmãos da família Rezende completam a sociedade.
1959
Rodovia Fernão Dias, até então denominada BR-55, primeira grande obra rodoviária da ECB. José Lucio e Bolivar, como diretores, transferem a sede da empresa para Belo Horizonte.
1963
Rodovia Rio-Bahia, grande desafio técnico e logístico para a ECB.
1964
Primeira obra da ECB no sul do país: BR-290/RS. ECB vence concorrência para obras de implantação da BR-262, ligando Minas Gerais ao Espírito Santo.
1972
Governo lança Prodoeste, incentivo à construção nacional. ECB vence novas concorrências e se expande.
1978
Mudança para sede própria à Rua Santa Rita Durão, em Belo Horizonte/MG.
1981
ECB vence concorrência para execução de lotes da Ferrovia Carajás e outros projetos na Região Amazônica. Também para a Vale, realiza importantes obras na área de mineração em Itabira/MG.
1995
Reestruturação acionária, após cisão. Com a saída dos sócios, José Lucio Rezende torna-se o único acionista da ECB.
2012
Reestruturação societária com entrada de sócio estratégico. O grupo português Mota-Engil passa a deter 50% do capital da ECB.
2017
Entrada no mercado Óleo & Gás e diversificação da carteira de clientes. Consolidação da empresa na implantação de Infraestruturas Rodoviária, Ferroviária, Minerária, Mobilidade Urbana e Aeroportuária.
2021
Entrada no mercado Subsea. Ampliação da atividade da empresa, passando a executar Serviços Industriais do tipo Manutenção, Subsea e Plantas Industriais.