As intervenções para adequação do cais do Terminal Portuário, em SC, são executadas pelo Consórcio Besix-ECB e envolvem demolição, enrocamento e parede diafragma, além da execução dos pilares de ancoragem.

A produção de elementos pré-moldados segue em avanço, atingido 59% do total necessário à conclusão da fase 1. A produção de armações segue no mesmo ritmo: as gaiolas para parede diafragma estão com 63% concluídas e as gaiolas para estacas escavadas estão em 76%. Essas armaduras já vêm sendo transportadas do canteiro para o cais com a carreta prancha especial de 39,15m de comprimento desenvolvida sob medida para o projeto.
No lado leste (fase 1), a remoção das vigas da fundação antiga do cais está 80% concluída, enquanto a retirada das estacas está 30% concluída. O enrocamento de sustentação foi concluído e novas estruturas foram instaladas nos locais onde ficavam as antigas . Já a execução da viga traseira começou com as montagens de formas e armaduras, além do lançamento do concreto nos dois primeiros módulos (são 9 módulos, do 10 ao 18, na fase 1, totalizando 450m).

Na sequência, tiveram início os trabalhos de ancoragem da viga traseira, onde serão instalados tirantes do tipo IGU (Injection Grouting Unit) com perfuração do tipo ponteira perdida. As profundidades dos tirantes variam de 42m a 47m e são espaçados entre si por 1m.

A instalação das paredes-guia pré-moldadas segue em andamento. Essa estrutura serve como referência inicial para alinhamento e auxílio na execução da parede diafragma. São peças pré-moldadas em formato “L”, com 1m de base e 5m de altura. Após essa etapa, terão início as obras da parede diafragma.

Atualmente, são realizados testes que reproduzem uma parede idêntica à que será instalada na estrutura final, com objetivo de aprimorar sua execução. A parede diafragma será a nova cortina frontal do cais, com aproximadamente 60m de profundidade e servirá como contenção do terreno. Essa estrutura juntamente com a viga traseira irá suportar os esforços dos guindastes Ship to Shore (STS) para movimentação de contêineres.