Nossa obra de adequação do Cais do Terminal Portuário em Navegantes/SC é executada em 18 módulos, cada um com aproximadamente 50m de comprimento. A primeira fase abrange os módulos 10 ao 18, enquanto a segunda inclui os módulos 1 ao 9. Essa divisão de etapas permite que as atividades sejam realizadas de forma sequencial.
No módulo 10, todos os componentes estruturais já foram concluídos e o passo seguinte é a remoção do enrocamento (conhecido como bund). Trata-se de uma estrutura temporária de rocha que trabalha como um contra-forte dentro do Rio Itajaí-açu, estabilizando toda a plataforma do Projeto.
O bund consiste em rochas de diâmetros até 1,50m com uma geometria similar a um triângulo. A remoção é feita com a utilização de uma escavadeira de longo alcance, única no Brasil, sendo seu braço com cerca de 28m de comprimento e peso operacional de 120ton – Hitachi EX1200.
Os módulos seguintes seguem em ritmo avançado. Ao final da concretagem de todos os módulos uma camada de revestimento asfáltico será aplicada como superfície de rolamento para o tráfego operacional do Porto.
Umidificação contribui para redução de poeira na obra e entorno
Durante as atividades rotineiras da obra, ocorre a propagação de poeira e partículas provenientes de materiais civis. Para mitigar impactos aos profissionais e à comunidade, a técnica de umectação é utilizada no local desde o início da primeira fase. Diariamente, um caminhão-pipa umidifica o solo das vias da obra e do canteiro de obras.
A água utilizada é proveniente do reaproveitamento das chuvas e do sistema de decantação implementado na obra. Além disso, a varrição das vias é realizada semanalmente para reduzir as partículas acumuladas. Em dias muito quentes e secos, esse processo ocorre a cada 30 minutos.
Nos dias nublados, é realizado a cada duas ou três horas. Quando chove, não há a necessidade de ser executado.