A obra para adequação do cais do Terminal Portuário, em SC, executada pelo Consórcio Besix-ECB, reaproveitou 45 mil toneladas de resíduos de construção civil, com o objetivo de mitigar possíveis impactos ambientais e contribuir para a economia circular.
Para a construção da nova fundação do cais da Portonave foi feita a demolição da antiga estrutura e parte dos resíduos gerados foi encaminhado e reaproveitado por uma Central de Beneficiamento de Resíduos de Construção Civil (RCC).
♻ Confira o passo a passo desse reaproveitamento:
• Na demolição da antiga fundação do cais são utilizadas escavadeiras hidráulicas equipadas com pulverizadores de concreto, rompedores hidráulicos e tesouras hidráulicas;
• Os resíduos são transportados para o canteiro de obras, onde são segregados em três categorias: aço, concreto e solo;
• Os resíduos são encaminhados para um fornecedor ambientalmente qualificado;
• Na Central de Beneficiamento de Resíduos de Construção Civil (RCC), os materiais passam por etapas como: recepção, triagem, trituração, separação e beneficiamento, transformando os resíduos em agregados reciclados. Esses agregados são utilizados para a produção de novos materiais, como concreto, argamassa e pavimentos.
DADOS (janeiro a início de outubro)
🎯 45 mil toneladas de resíduos de construção civil reaproveitadas (concreto, rocha, areia, argila, brita, entre outros);
🎯 Mais de 265 mil quilos de aço destinados à reciclagem para produção de outros materiais;
🎯 6.300 toneladas de rachão reciclado adquiridos para compor parte do aterro necessário para as obras de fundação do novo cais.
