Começaram a ser executadas as lajes para a fase 2 da nossa obra de readequação do Cais do Terminal Portuário em Navegantes/SC. Com isso, quando a primeira fase for concluída, a segunda etapa poderá ser iniciada com mais eficiência, pois parte dos pré-moldados já estará pronta para uso. Esses elementos são fabricados no canteiro de obras, que conta com uma usina de concreto.

No módulo 18, último a ser iniciado na obra, a estruturação da viga traseira foi finalizada para a sustentação do terreno. Nos módulos 12 e 14, a concretagem do fundamento do Shore Power – sistema que permitirá que as embarcações se conectem à energia elétrica em terra – foi concluída. A Obra do Cais é executada em 18 módulos, cada um com aproximadamente 50m de comprimento. A primeira fase abrange os módulos 10 ao 18, o que permite que as atividades sejam realizadas de forma sequencial.
Além dessas atividades, na extremidade leste do cais, as estacas-prancha – estruturas metálicas – estão sendo fixadas no solo com objetivo de garantir a contenção e a estabilidade. A instalação da infraestrutura elétrica também teve início e servirá de base para toda a fiação e sistemas elétricos futuros. Assim, após a conclusão da obra, será possível a implementação do Shore Power e o fornecimento de energia aos navios atracados. No Brasil, ainda não há portos com essa tecnologia disponível.